9 Técnicas para Criar um Olhar Cinematográfico na Fotografia

1. Inspire-se em Filmes

O primeiro passo é definir o que “cinematográfico” significa para você. Assista a filmes variados e observe como a luz e a composição são utilizadas para contar histórias. Crie um quadro de inspirações com cenas e estilos que você admira.

2. Luz da Manhã e do Entardecer

Aproveite a luz natural durante a “hora de ouro” ao amanhecer e ao entardecer. Esses momentos proporcionam uma luz suave e direcional, ideal para criar sombras longas e uma atmosfera dramática.

dicas de fotografia cinematica
Image © Ian Howorth (@ihoworth on Instagram)

3. Fotografe à Noite

A noite oferece uma paleta de cores e tonalidades única. Use fontes de luz naturais, como luzes de rua e neons, para criar composições dinâmicas e cheias de atmosfera.

dicas de fotografia profissional
Image © Natybtw (@natybtw on Instagram)

4. Utilize o Clima a Seu Favor

Elementos como chuva, neblina e nuvens podem adicionar profundidade e textura às suas fotos. Eles criam condições perfeitas para capturar reflexos e silhuetas misteriosas.

dicas de fotografia profissional
Image © Olaia Macías (@huertaderegletas on Instagram)

5. Experimente com Diferentes Tipos de Filme

Se você fotografa com filme, experimente com diferentes tipos de película. Alguns filmes são conhecidos por suas características únicas, como cores vibrantes ou um contraste acentuado.

dicas de fotografia profissional
Image © Francesco Aglieri Rinella (@takeuchi.film on Instagram)

6. Backlighting

Utilize a luz por trás do seu sujeito para criar um contorno iluminado. Isso pode ser feito com luz natural ou artificial, criando um efeito etéreo e destacando o sujeito.

dicas de fotografia profissional
Image © Ian Howorth (@ihoworth on Instagram)

7. Profundidade de Campo Rasa

Utilizar uma abertura ampla do diafragma cria um efeito bokeh, desfocando o fundo e destacando o sujeito da fotografia, criando uma sensação de profundidade e foco.

dicas de fotografia
Image © Natybtw (@natybtw on Instagram)

8. Ajuste as Curvas de Cor

Na pós-produção, brinque com as curvas de cor para ajustar contrastes, sombras e realces. Isso pode transformar drasticamente a atmosfera da sua foto, realçando emoções e climas específicos.

dicas de fotografia profissional
Diyar Shahbaz (@diyarshahbaz on Instagram)

9. Cores Complementares

Use uma paleta de cores complementares para criar uma estética visualmente atraente. Cores como laranja e azul são populares, mas não tenha medo de experimentar com outras combinações.

dicas de fotografia

Essas técnicas são apenas o ponto de partida para explorar sua criatividade e visão artística. Lembre-se de que a fotografia cinematográfica é um campo vasto e cheio de possibilidades, onde você pode contar histórias visuais únicas e expressivas.

Quer aprender a fotografar profissionalmente? Conheça aqui os nossos cursos de fotografia.

Scroll to Top